MULHER PELA METADE

No Irã, a mulher casada não possui independência financeira nem jurídica. Depende de autorização escrita do marido para poder viajar e para outas muitas ações -- tal como, por exemplo, os menores de idade no Brasil.

Acompanhe este caso, que ocorre hoje naquele país, e reflita sobre as diferentes  condições da mulher pelo mundo, um possível tema de vestibulares.

Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia em

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63429830


Comentários

Túlio Dias disse…
Túlio Dias 1°A - É muito triste ver países tão atrasados nesses aspectos, onde a mulher não tem nenhum direito e não vale nada
Vitor Silva disse…
É muito deprimente ,saber que ainda há tanta agressividade e tanta discriminação com pessoas do sexo oposto mesmo sabendo que os valores os princípios e os pensamentos são iguais incentivam um nível de superioridade grotesco, que não deveria existir afinal somos todos iguais perante a lei(Brasil)e Deus!! Como pode haver ainda um pai estão retrógrado que trata as mulheres tal qual crianças imaturas que não podem escolher pra onde vão e nem o que querem fazer se tornando a propriedade do marido isso me indigna!

Vitor Vinicius Vieira Silva 1A
Anônimo disse…
Maria Eduarda C. Granero, 1°A - Mesmo com o fato de as mulheres terem conseguido muitas vitórias ao longo da história, alguns países ainda tem pensamentos considerados “antigos”, que as mulheres não possuem direitos, liberdade, independência e outros.
Anônimo disse…
Luiz Eduardo de Souza Rodrigues, 1°A- muito triste ver oque acontece em outros países em relação ao sexo oposto, muita descriminação, oque não deveria acontecer, decepcionante ver uma coisa dessas.
Unknown disse…
William Henrique 2C- É de grande tristeza ver oque ocorre com as mulheres em outros países, ainda ha predominancia de costumes e pensamentos retrógados, que acabam castigando o ser humano.
Anônimo disse…
É de muita tristeza e indignação que ainda existem países retrógrados como o Irã e outros, a desigualdade entre as pessoas têm que acabar.

Larissa Peres Gomes Silva 2°C
Anônimo disse…
É muito triste ver como países que ainda seguem costumes antigos punem mulheres que optam por não segui-los, quando isso deveria ser algo de livre escolha das mulheres.
Otávio Cintra de Lima 2C
Anônimo disse…
A palavra que melhor me descreve ao ler essa notícia é indignação. Após tantos anos ainda há países que parecem não ter evoluído nesse quesito. Até quando haverá punições por você ser mulher ou querer ser livre para fazer suas escolhas? Muito triste isso!
Maria Clara Hernandes Camargo 1°B
Anônimo disse…
Maria Isabel 2°C
É muito decepcionante ao saber que a mulher em outros países não tem a sua liberdade para seguir seus costumes.
Anônimo disse…
É trite ver que ainda existem lugares como o Irã em que as mulheres não podem nem ter a liberdade de fazer escolhas próprias como viajar.

Maria Clara Cardoso Costa 2°C
Unknown disse…
É muito triste saber que no Irã as mulheres não apresentam liberdade própria e que dependem de seus maridos, principalmente quando se compara com o nosso país e percebe que nos últimos anos estamos conseguindo conquistar a nossa autonomia e garantir direitos iguais ao dos homens!
Eduarda Abrão- 2°C
Anônimo disse…
É muito deprimente ver que ainda existem países retrógrados como o Irã e outros países,a desigualdade entre as pessoas principalmente entre as mulheres isso têm que acabar.
Bernardo 2C
Unknown disse…
Que situação triste vivem as mulheres do irã , inadmissivel que existam países nos dias atuais com atitudes desse tipo , todas as pessoas merecem ter liberdade própria.
Miguel Leite 2°C
Anônimo disse…
Nos últimos meses o Irã vem contando com uma série de protestos pedindo a igualdade de gênero, por possuir regras impiedosas e retrógradas a respeito da mulher como um indivíduo. É perceptível o machismo extremo no País ao analisar o resultado dos protestos, que deixaram mais de 200 mortos e mais de 10 mil presos, com uma ditadura instaurada no país.
Arthur Abib 2°C
Anônimo disse…
A atual situação social das mulheres no Irã traz à tona um conflito direto entre cultura e liberdade, contudo é perceptível a revolta das mulheres que se recusam a aceitar uma ideologia machista e opressora, o que torna a causa destas manifestantes compreensível como uma luta pela igualdade e justiça.
Igor Freitas 2°C
Anônimo disse…
Mirella C. S. Andrade 2°C

Detestável saber que mulheres de um país inteiro tenha que passar por isso.
Por outro lado ver essas situações ajuda a valorizarmos a "liberdade" que temos
em nosso país (não só as mulheres mas todos)
Anônimo disse…
É muito frustrante ver que o Irã e outros países ainda estão atrasados ​​e que a desigualdade entre as pessoas, especialmente entre as mulheres, deve acabar.

Pedro Henrique A C Pereira 2C
Anônimo disse…
Luiza França de Lima Avila, 1ºA
R: Infelizmente, em alguns países, não tendo direitos e liberdades.
Anônimo disse…
É muito deprimente saber que ainda ha paises atrasados e que ainda pregam o limite de diretos entre mulheres e homens.
Mariana Perente Costa 1A
Anônimo disse…
muito triste ver que algumas mulheres nos seus países não tem o direito de liberdade!!!
letícia braguin de freitas 1ºB
Anônimo disse…
É um fato para se entristecer ver que alguns países ainda limita a participação das mulheres na sociedade!
Lara Moreira Matias 1ºB
Vitoria Silva Reis 1° b disse…
É uma situação que não acho correta e fico "triste" por isso, pelas mulheres não terem total liberdade onde moram, e precisarem de seus maridos pra tudo, pra qualquer autorização e algo do tipo, eh um fato que precisa acabar, tirando essa desigualdade tamanha. Vitoria da silva reis 1° b
Anônimo disse…
Francisco Rodrigues Rocha 1°A
É muito triste essa noticia porque é visto muitos casos desses hoje em dia onde era pra ser um mundo justo tem violência a mulher
Anônimo disse…
Leonardo Pompeo de Camargo Aros 1º A
É muito deprimente ,saber que ainda há tanta agressividade e tanta discriminação e ainda limita a participação das mulheres na sociedade!
Gustavo dorigan disse…
Gustavo dorigan 1A
Muito triste a notícia, nesse mundo hoje em dia vemos muitas iguais a essa. Espero que isso acabe.
Anônimo disse…
Maria Eduarda Silva de Oliveira 1A, muito triste isso que as mulheres estão passando
Anônimo disse…
Guilherme Lana Andrade 1°A - É complicado ver paises onde mulheres não tem o minimo de liberdade, e que tem menos direitos do que qualquer outro.
vilela disse…
Eduarda Vilela - 2B
É perturbador o fato de que mulheres são menosprezadas a esse ponto e que não temos voz, apesar de já termos conquistado muitos direitos.
Anônimo disse…
Os protestos feitos por mulheres no Irã, é um reflexo de uma população frustrada e cansada com tamamha desigualdade presente principalmente entre os gêneros, e a morte da jovem Mahsa Amini foi a gota d'água para que se acentuasse ainda mais tais protestos. Enfim é algo muito triste e revoltante tal desigualdade presente nesse país
Márcio Chacon Finzeto 2B
Anônimo disse…
Infelizmente essa ainda é a realidade de muitas mulheres, que precisam lutar para conquistar os seus direitos e a sua liberdade. Tais pensamentos são extremamente retrógados, pois as mulheres devem ter o direito de sair quando e na hora que quiser, trabalhar e se responsabilizar por seus atos jurídicos e principalmente financeiros.

Isabela Fernandes 1ºC
Lucas Marçal Cardoso 1ºC disse…
É de fato muito difícil compreender como no mundo atual ainda há paises que sujeitam suas cidadãs a passar por isso, ainda mais porque em sua cultura isso é visto como aceitavel, isso deve ser tido como exemplo de como não tratar seus cidadãos, equiparando as mulheres lá residentes a simples objetos.
Unknown disse…
João Daniel Londe Lopes - 1⁰C
É muito triste pensar e que ainda existem países retrógrados como o Irã e outros, que submetem os cidadãos à obedecerem regras absurdas

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

ASTROFOTÓGRAFO: O QUE É?

FUVEST: CANDIDATO/VAGA