INOVAÇÃO NOS LIVROS DA UNICAMP

 

Em busca de diversidade, Unicamp quebra paradigma e prevê lista de livros no vestibular com 'Alice', Cartola, Krenak e Chimamanda

Lista de obras literárias para vestibulares de 2024 a 2026 foram divulgadas nesta terça. Universidade usará pela primeira vez textos que originalmente não são em língua portuguesa.

Área: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias

Leoa em

https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2022/05/10/em-busca-de-diversidade-unicamp-quebra-paradigma-e-preve-lista-de-livros-no-vestibular-com-alice-cartola-krenak-e-chimamanda.ghtml

Comentários

luis silva disse…
Abranger as interpretações de leituras sobre diversos temas é uma das coisas mais importantes para alguém ser avaliado intelectualmente em uma prova como a Unicamp, e é perceptível que essas novas leituras obrigatórias procuram atingir esse ponto, com livros diferentes e até mesmo considerados "infantis".
Vitoria da Silva Reis 1° B disse…
Ter a leitura e fazer a leitura de vários tipos de temas, é um dos pontos mais importantes que uma pessoa pode ser avaliada em minha opinião. Acho o tema ótimo e a inovação importantíssima!
Anônimo disse…
Muito interessante essa quebra de paradigma, sair daqueles mesmos livros literários já "decorados" para livros não conhecidos, mas que tem muito a oferecer, é algo inusitado. Poderemos perceber as diferenças nas interpretações desses temas, além de nos proporcionar temas tão diversos como Alice no País das Maravilhas, e ao mesmo tempo contendo obras atemporais (exemplo disso são as de Machado de Assis).
Maria Clara H Camargo 1°B
Unknown disse…
Achei essa quebra no protótipo dos livros cobrados em vestibulares concorridos e almejados como a Unicamp muito interessante, já que é de extrema importância uma inovação e quebra de padrões onde só cobravam livros clássicos, de maioria brasileira e com uma linguagem mais culta, como nas obras machadianas cobradas durante muitos anos nesse tipo de vestibular. Além disso, com essa inovação, pode-se perceber uma maior visão sobre as diversas interpretações que o vestibulando consegue fazer tanto com obras mais atuais e de diferente origem, quanto obras mais clássicas de origem local.
Lívia de Assis A. S. Bonifácio - 2°A.
Anônimo disse…
Ana Laura Nunes de Souza. 3°A
Anônimo disse…
Larissa Silva Marques. 3°A.
Kailane disse…
Trazer um livro no qual prende os leitores e quebra o paradigma dos outros livros clássicos nos quais já fazia parte da lista, é uma ideia realmente muito boa e relevante já que, infelizmente, nos dias atuais não se é tão comum principalmente no Brasil, a leitura.

Kailane Andrade. 3A
Anônimo disse…
Como a quebra de paradigmas na utilização de livros em vestibulares apenas cresce e deve ser cobrado para incentivar os alunos a continuarem a procurar a literatura no dia a dia. Ana Laura Nunes de Souza 3°A
Anônimo disse…
Muito interessante a escolha do livro “Alice”, visto que é um livro de fácil entendimento e leve, fazendo com os estudantes tenham o prazer em ler o livro. Além disso, quebra ideia que somente livros de literatura são relevantes.
Maria Gabriela Costa Oliveira - 3 A
Anônimo disse…
É muito interessante outros livros na UNICAMP,pois aumentam o interesse dos jovens em ler o que é um incentivo ótimo
Saviany Dias Antonieti 3°A
Anônimo disse…
Muito interessante essa quebra de paradigma,colocando um livro simples e fácil como Alice, de modo que acaba incentivando os jovens a desenvolver uma leitura agradavel. Maria Eduarda Teodoro 3°A.
Luis disse…
Postagem muito interessante, aborda vários assuntos importantes na sociedade contemporânea.
Unknown disse…
Yasmin de Andrade Rodrigues 3° A

Achei muito interessante que as universidades estão cogitando e aprovando essas mudanças sobre a literatura no vestibular, somos “ obrigados “ a ler esses livros que são passados na escola, e muitas vezes não são de nosso interesse, assim ficamos sem motivação para ler. Agora, com essa mudança, os livros seriam mais o nosso estilo e mais do nosso gosto, e muitas pessoas iriam ir muito bem na área de literatura, já que iria ser sobre livros não tão ”chatos” quanto os de escolas.
Anônimo disse…
Livros com temáticas diferentes do tradicional em um vestibular são incríveis pois estimula o aluno a ler e querer saber mais sobre o conteúdo.
Maria Laura Letro Tozati 3A
Fernando Contini 3A disse…
Utilizar livros que buscam quebrar a normativa dos vestibulares é muito interessante, além disso a utilização que consegue “prender” o leitor é muito bom

João Victor Tristão Nunes disse…
as mudanças que estão sendo cogitadas é algo muito interessante pois com tempos mudados os gostos sobre livros também mudam
João Victor Tristão Nunes 3°A
Unknown disse…
Incrível essa originalidade do vestibular, trazendo mais representatividade e a inserção de obras relevantes, embora ainda pouco cobradas nas grandes provas.
Iara de Almeida, 3°A.
Heitor lucas dutra vilar disse…
Achei muito interessante
Unknown disse…
Essa nova proposta da Unicamp de cobrar livros que quebram esse padrão da literatura mais antiga que demanda muito da boa leitura e muita paciência para ler
Ler os livros que gostamos pode ser tornar uma forma mais leve e prazerosa para estudar para os vestibulares
Heloisa Roque 3°A
Anônimo disse…
muito interessante a abordagem de livros mais conhecidos e atuais para os vestibulares! trazendo assim interesse dos alunos na leitura
Patricia Helena Queiroz Silva 3A
Murilo disse…
Muito importante essa questão, pois como não é de surpresa de ninguém muitos dos problemas que os jovens tem com a leitura principalmente com o vestibular é a leitura obrigatória de livros arcaicos, por serem difíceis e os jovens não se identificarem muito com tal arte. Sendo tal medida uma inovação que pode mudar a forma com que os jovens tratam os vestibulares.
MURILO MIQUELINI MENDES 3º A
Anônimo disse…
Muito importante,pois uma coisa que vem prejudicando os jovens hoje é a leitura,simplesmente você se destrai facilmente,e isso quebra varios paridgmas e ajuda na observação e aprendizagem dos demais
Bernardo 2C
Anônimo disse…
Uma prova, de uma faculdade como a Unicamp, que é super concorrida, abranger livros como "Alice", pode ser considerada uma quebra de paradigmas, o que é muito importante .
Larissa Peres Gomes Silva - 2C
Anônimo disse…
É muito importante uma faculdade como a Unicamp quebrar paradigmas ao colocar esse livro na sua prova, pois ela possibilita uma leitura muito mais simples para os jovens.
Maria Clara Cardoso Costa-2C
Unknown disse…
Acho uma atitude um tanto quanto nobre da Unicamp em utilizar textos q n são tão pautados em períodos literários estudados nas escolas,pois assim gera uma diversidade e um interesse em obras q vão além das ensinadas na instituição de ensino.
João Antônio 2°C
Unknown disse…
A decisão da Unicamp é deveras importante para expandir nosso repertório cultural e para trazer inovação para as futuras gerações que vem com tudo para os devidos vestibulares. Os períodos literários são importantes de se ter conhecimento porém associa-los aos novos livros que também trazem bons resultados como sucessores da literatura nas provas pode ser um conjunto que faz o útil unir-se ao agradável.
William Henrique 2°C
Mariana Júlia Taveira 3A disse…
Mariana Júlia Taveira 3A
A decisão da Unicamp, universidade muito concorrida da qual seu vestibular exige conhecimentos abrangentes e principalmente na leitura, irá trazer facilidade e despertar interesse aos candidatos pela escolha da Obra Alice. Isso porque, a leitura está cada dia mais difícil no cotidiano dos jovens, essa escolha poderá melhorar tal problema e coincidir num resultado melhor no vestibular e também no conhecimento interdisciplinar pessoal.
Anônimo disse…
Tal modificação é um marco, já que essa decisão da Unicamp de adaptar-se faz com que seu contato com os jovens baseie-se não apenas em assuntos cobrados há anos em vestibulares, mas em repertórios que realmente são de interesse da geração. Isso faz com que não só o jovem sinta-se atraído ao mundo literário, como também co que a Unicamp tenha uma diversidade maior de conteúdos, diferenciando-a de outros vestibulares.
-Otávio Cintra de Lima 2C
Unknown disse…
Creio que utilizar textos na qual os jovens se interessam atrai todos para um estudo de melhor qualidade e "diversão".
Assim ajuda na influência de vários tipos de leitura


Helena Ferrari 3°C
Anônimo disse…
reportagem super legal e importante para abrir nossos olhos para a grande influência da leitura no nosso dia a dia e expandir os horizontes, conforme a seleção diferentes e inesperadas de livros para o vestibular. Acredito que isso vai despertar o interesse de muitos!
Sofia Cordero 2b
Unknown disse…
Com essa mudança , a unicamp tornará os estudos dos jovens mais interessantes , pois não são todos os que se prendem com leituras dos livros exigidos pelos vestibulares , pois esses possuem linguagem dificil e não mostram-se tão interessantes para a niva geração. Mudando os livros que são quase sempre os mesmos cobrados por todos vestibulares , talvez os estudantes atraiam-se pelo novo modelo da unicamp e consigam resultados melhores.
Miguel 2°c
Anônimo disse…
A decisão que a universidade tomou sobre acrescentar tais livros, foi com a intenção de abranger e isso é muito bom pois, assim os estudantes ganham mais interesse para dessa forma aprender melhor o conteúdo.
Laís Baccas Asciello 2 B
Colégio Pessoa
Lucas Migliorini Mena Del Frari disse…
Lucas Migliorini Mena Del Frari - 3º C
Achei a matéria interessante pois ela ajuda a nos prepararmos para os próximos vestibulares. Ter uma maior diversidade é fundamental para o desenvolvimento estudantil e também contribui para que os estudantes possam realmente ler, com o objetivo de aproximar os estudantes da literatura contemporânea. Além disso, algo importante feito pela Unicamp foi compartilhar uma lista com as obras que serão cobradas nos próximos anos.
Yasmin Betti Ferreira Silva disse…
Yasmin Betti Ferreira Silva 3°C

Acho extremamente importante a Unicamp incentivar a leitura juvenil, proporcionando um conhecimento maior aos alunos!
Anônimo disse…
Diogo Gallate 3C

Acho este artigo interessante por ter maior diversidade é fundamental para o desenvolvimento do aluno e também ajuda o aluno a ler de fato, com o objetivo de aproximar o aluno da literatura contemporânea.
Eduardo Henrique Ferreira disse…
De fato é uma iniciativa interessante, pois diversificando a literatura, e modernizando o possível maior interesse por parte dos jovens tende a aumentar
Anônimo disse…
É uma iniciativa de fato inovadora, pois abrange outros campos literários, quebrando assim o preconceito existente em livros cobrados em vestibulares. Fazendo um aumento maior de incentivo literário entre os jovens que pretendem prestar vestibulares deste porte.
Yasmin de Almeida Moraes Santana Moreti, 3° ano C
Anônimo disse…
Vitória Costa Soares 3 ano C

Gostei bastante da iniciativa de colocarem obras de outros países dentro do escopo, além de trazer uma diversidade literária além das conhecidas e mais faladas do Brasil.
Sem contar que a notícia de avisar que teremos essa mudança ajuda o aluno a se atentar, pesquisar e iniciar seus estudos perante a isso.

Davi José Garcia Couto dos Santos. 3°B
Achei interessantíssimo essa iniciativa por parte da Unicamp, trazendo uma renovação para essa renovação literária para o cenário nacional, principalmente trazendo obras internacionais, e que precisem de uma interpretação mais apurada como Alice
Letícia Amorin Magalhães disse…
Creio que, ao enserir novas obras literárias na avaliação do vestibular, passa a haver um novo estímulo à leitura. Os alunos e vestibulandos com toda a certeza vê, nessa, uma oportunidade de explorar novas literaturas e se encantar com o que a escrita extrangeira tem a oferecer.
Letícia Amorin 3°C
Unknown disse…
Acredito que seja uma mudança muito benéfica, pois geralmente as obras cobradas em vestibulares possuem uma linguagem muito complexa, e de difícil entendimento! Com a quebra desse paradigma, a possibilidade dos jovens se interessarem por histórias que estiveram presentes na infância e com conteúdos diversos aumenta.
Eduarda Abrão 2°C
Anônimo disse…
Acho necessária a inclusão de livros populares e mais atuais em vestibulares. Os alunos terão melhores resultados e conseguirão interagir melhor.
Arthur Abib 2°C
Anônimo disse…
Matheus Rezende Ferreira 3°C
Matéria extremamente importante para os alunos que vão ficar prestar estarem cientes e preparados. Além disso é uma mudança benéfica visto o incentivo aos alunos de buscarem uma literatura clássica e moderna.
Anônimo disse…
Muito importante essa questão da leitura ser citada pela Unicamp, pois a leitura obrigatória de obras arcaicas é uma das maiores dificuldades dos vestibulandos, a universidade incentivando a leitura proporciona um interesse maior entre os jovens pela leitura, abrangendo o conhecimento e quebrando paradigmas ao cobrar a leitura em suas provas.
Cecilia Vanini 2°A
Anônimo disse…
Heloísa Mendes Guinati 2° B
A UNICAMP inova ao trazer títulos literários com temáticas e produções diferentes daquelas usualmente cobradas nos vestibulares brasileiros. Isso quebra a expectativa dos vestubulandos, auxiliando no rompimento dos estudos rotineiros e tradicionais, além de cobrar estudos voltados ao cenário atual. Tal medida promove mudança na orientação e foco dos estudantes em obras usuais e clássicas para algo presente, trazendo discussões e levantando questões do cenário cultural vivenciado pelos estudantes.

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

ASTROFOTÓGRAFO: O QUE É?

FUVEST: CANDIDATO/VAGA