USP ! MOSTRA TUA CARA

 

Janice Theodoro da Silva
       
O número de alunos que completa o Ensino Médio em relação ao número dos que concluem o Ensino Fundamental é pequeno. Menor ainda o número de estudantes originários da escola pública que ingressam na Universidade de São Paulo. 

Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia em 

https://jornal.usp.br/artigos/a-usp-e-o-vestibular/

Comentários

Murilo Cury disse…
achei muito interessante, pois mostra a realidade de muitas pessoas no Brasil que acabam tendo que largar a escola.
Murilo Cury 1°A
Vitor Vinicius Vieira Silva disse…
Matéria condiz com a triste realidade dos brasileiros, que desistem perante as dificuldades do ensino médio, ou pela necessidade precoce de trabalho.
Gustavo dorigan 1A disse…
Adorei a matéria! É bom para entendermos a realidade do próximo, e observar as dificuldades que os outros passam. É muito complicado ter que largar o estudo já que é a única coisa que ajuda a garantir o seu futuro.. por isso temos que valorizar cada vez mais nossa escola.
Gustavo dorigan 1A
Túlio Dias disse…
Túlio Dias 1°A
Muito legal e interessante a matéria, que condiz muito com a realidade dos brasileiros por suas condições financeiras tendo que lagar a escola para trabalhar e conseguir um sustento
Anônimo disse…
Maria Eduarda C. Granero, 1°A.
Infelizmente esta é uma realidade muito pertinente nos dias de hoje. Na maioria das vezes, essas pessoas que não terminam o ensino médio, não por escolha, mas por necessidade, para trabalhar, por exemplo.
João Victor Pimenta Gimenes disse…
Eu acho que a usp é muito impotante no brasil, pois ela forma alunos muito qualificados,e ajuda na formação da pátria brasileira
Anônimo disse…
adorei, achei extremamente interessante porque realmente mostra a realidade de diversos brasileiros que infelizmente largam a escola por causa de sustento. (valentina mussi 2b)
Anônimo disse…
Interessante o fato de a educação não ser uma prioridade para muitas pessoas. Mas também vale avaliar as circunstâncias que levaram cada pessoa a fazer isto..

Tobias Cintra 1° B
Anônimo disse…
A necessidade de gerar renda muitas vezes entra em conflito com os estudos, isto faz com que muitas pessoas deixem a escola e trabalhe em condições muitas vezes desumanas.

Luis Gustavo Siqueira Santiago 1°B
Heitor Nascimento disse…
Achei a matéria chocante, sabendo que a situação no país está tão ruim
Unknown disse…
está reportagem é muito interessante, pois mostra a realidade de muitos brasileiros que largam a escola pois precisam trabalhar,não concluindo o que deveriam para ter uma boa formação

Isaías Rodrigues Cintra 1°B
Maiara Matter disse…
É uma reportagem viamente triste, mas real. Importante o assunto!!
Maiara 1b :)
Luís Gustavo Gene de Almeida disse…
Era e é, infelizmente, comum ver pessoas com escolariedade incompleta, porém isso antes de 1971, a data de aplicação da lei que diz 8 anos de escolariedade obrigatória.
Anônimo disse…
Essa manchete traz uma informação, que é a triste realidade dos brasileiros em relação a escola , as pessoa que infelizmente passa
Dificuldade no ensino médio por isso que desistem ou por não ter tempo para estudar e usar desse tempera para colocar comida em casa , por isso que na maioria das vezes os adolescentes desiste de estudar…



*Maria fernanda Ferreira Santos 1°B*
Unknown disse…
Juan pablo alarcon 2A
Essa matéria e muito interessante, pois nos podemos ver a realidade do proximo e observar a o outro e suas dificudades
Unknown disse…
Eu particularmente achei esta matéria muito interessante, mostra claramente a realidade no nosso país. Luciano Mazarão Jr 2°A
Maria Eulália Machado 2A disse…
Muito interessante, pois mostra como o número de alunos que terminam o fundamental e o médio é desproporcional, mostra também a realidade do país, onde muitas vezes os adolescentes precisam sair da escola para conseguirem trabalhar para por comida na mesa, e entra muitas outras razões apresentadas.
Unknown disse…
A matéria e muito interessante e nos mostra como e a vida de algumas pessoas que por necessidade acabam tendo que largar os estudos para trabalhar e ajudar com os gastos em casa. Nós muitas vezes nao temos noção de como é isso e essa matéria consegue nos faz perceber isso.

Ana clara ferreira calil 2A
Priscila disse…
Eu achei a reportagem necessária para demonstrar aos leitores que, atualmente, ainda há pessoas que deixam os estudos para trabalharem porque a condição social não está favorável. Eu gostei bastante da reportagem pois relatou um acontecimento comum no Brasil.
Priscila Aparecida Candido da Silva- 2 ano A
Anônimo disse…
Achei a reportagem interessante por mostra a realidade de muitos adolescentes no Brasil que acabam tendo que abandonar os estudar para se sustentar e sustentar sua família pela sua baixa condição financeira
Sofia Vanini 2A
Anônimo disse…
Isabela Lisboa Prado 1° A
É triste ver que casos como esse são comuns, onde as pessoas encontram obstáculos enormes quando ingressam na faculdade e até mesmo no ensino médio e fundamental, tendo que deixar os estudos em segundo plano, esses acontecimentos apenas reforçam a desigualdade social que ocorre no Brasil, tornando as universidades um lugar acessível apenas a elite e excluindo pessoas sem condições e criativas que contribuiriam para a formação do país.
Anônimo disse…
A educação ocupa um lugar de extrema importância, porém percebe-se a necessidade de muitos largarem os estudos em busca de trabalho.
Eu gostei muito da reportagem pois trata de algo atual no nosso país, e que possa a vir orientar e informar novas pessoas.

Maria Fernanda de Lima S. Abreu 2°A
Beatriz Nolli Santos disse…
Esta matéria mesmo susinta , infelizmente retrata a realidade da maioria dos brasileiros, onde em grande parte por precisarem sair de suas escolas, para conseguirem sobreviver, não conseguem ter um bom em ensino.
Algo assim, deve-se cada vez mais ter mais atenção, já que a educação e a base para a informação, e neste mundo globalizado onde se não houver como ter uma boa fonte, pode acabar caindo em fake news e se prejudicando cada vez mais.
Unknown disse…
acho muito importante dar relevancia para a ausencia de estudo para muitos adolescentes e crianças, contando com dificuldades de ensino e areas sociais em suas vidas
Ana Laura Ferreira 1°A disse…
O artigo revela a realidade brasileira nua e crua, com tendência a piorar. A política econômica do país contribui muito para a situação em questão. Teoricamente o ECA é bom, mas não sobressai na prática, o que implica na evasão escolar pelo fato do sustento falar mais alto. Infelizmente as classes baixa e média são prejudicadas por busca de uma vida melhor, através dos estudos, do ingresso em uma universidade. Em suma, sabemos que a educação pode mover várias coisas como: o mundo, o país, mas nossos governantes fazem questão de dificultar esse acesso, eles querem que os jovens sejam limitados, para terem as rédeas nas mãos.
Alexandre Rosa 1B disse…
Achei muito interessante e importante a materia, pois condiz com a realidade de muitos brasileiros que acabam abandonando os estudos
Paulo 1B disse…
Achei mt interessante a o conteúdo, pq é algo que acontece nos dias atuais.
pedro disse…
Pedro pousa 1°b
muito interessante por retratar a realidade e falar sobre a formação das pessoas na escola
Anônimo disse…
Bruno Machado 1°B
Achei muito interessante o conteúdo e importante, por mostrar a realidade.
Vitoria da Silva Reis 1° B disse…
Achei muito interessante, pois é algo que realmente acontece hoje em dia! E é muito importante falar desse assunto, principalmente quando adolescentes leem esse tipo de matéria, pois conta com as dificuldades de ensino, de sair de uma escola por sobrevivência e perder o aprendizado.
Unknown disse…
Infelizmente o tema damateria mostra a triste realidade da maioria dos brasileiros, que param de estudar por falta de estrutura das escolas e professores ou pela necessidade de ajudar a pagar as contas procurando um trabalho.

Maria Fernanda Leite Felicissimo 3°A
Anônimo disse…
Muito legal e interessante a matéria, que condiz muito com a realidade dos brasileiros por suas condições financeiras tendo que lagar a escola para trabalhar e conseguir um sustento

Matheus Dextro 3A
Anônimo disse…
E muito triste a realidade do nosso mundo atualmente, pois ate em pessoas proximas de mim aconteceu isso

Luis Felippe Gomes de Andrade - 1B
Unknown disse…
Esse é um assunto que deve ser mais comentado pela saciedade, devido e grande relevância que tem. É muito triste saber o tanto de pessoas que saem da escola e vão para o mundo do crime...

João Daniel Londe Lopes 1°C-2022
Unknown disse…
Isadora Morais 1° A
o assunto é muito atual pois mostra qual decente está o estudo em escolas públicas, sendo q deveriam investir mais na educação.
Isabela Fernandes disse…
Achei interessante porém chocante já que mostra a realidade de muitos estudantes brasileiros que enfrentam enormes dificuldades durante sua jornada de estudo, principal os alunos de escola pública, já que o Ministério da Educação não investe o suficiente na educação.
Isabela Fernandes - 1ºC
Helena Silva disse…
A matéria traz um assunto muito interessante e que deve ser mais discutido por toda sociedade. Infelizmente, o investimento por parte do Ministério da Educação ainda é insuficiente e incapaz de formar todos os estudantes brasileiros de maneira igualitária.

Helena Silva - 1°C
Anônimo disse…
Achei o assunto da matéria muito informativo e necessário, na nossa realidade pensamos que é algo distante de nós, porém infelizmente é algo que acontece perto da gente e pouco discutido, pegando de base em outros assuntos.
(Elisa Cintra 1°C)
Júlia Neves Silva 2º ano B disse…
Achei muito interessante essa notícia, pois demonstra explicitamente a realidade brasileira no âmbito da educação, a qual é marcada pelo baixo número de estudantes que finalizam o ensino médio, além de poucos alunos de escolas públicas que conseguem ingressar em universidades públicas ou federais. Ademais, essa notícia também aborda a temática do novo ensino médio e como os conhecimentos adquiridos nessa nova fase educacional do Brasil serão avaliados nos vestibulares.

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

ASTROFOTÓGRAFO: O QUE É?

FUVEST: CANDIDATO/VAGA