INOVAÇÃO NOS LIVROS DA UNICAMP
Em busca de diversidade, Unicamp quebra paradigma e prevê lista de livros no vestibular com 'Alice', Cartola, Krenak e Chimamanda
Lista de obras literárias para vestibulares de 2024 a 2026 foram divulgadas nesta terça. Universidade usará pela primeira vez textos que originalmente não são em língua portuguesa.
Área: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
Leoa em
Comentários
Maria Clara H Camargo 1°B
Lívia de Assis A. S. Bonifácio - 2°A.
Kailane Andrade. 3A
Maria Gabriela Costa Oliveira - 3 A
Saviany Dias Antonieti 3°A
Achei muito interessante que as universidades estão cogitando e aprovando essas mudanças sobre a literatura no vestibular, somos “ obrigados “ a ler esses livros que são passados na escola, e muitas vezes não são de nosso interesse, assim ficamos sem motivação para ler. Agora, com essa mudança, os livros seriam mais o nosso estilo e mais do nosso gosto, e muitas pessoas iriam ir muito bem na área de literatura, já que iria ser sobre livros não tão ”chatos” quanto os de escolas.
Maria Laura Letro Tozati 3A
João Victor Tristão Nunes 3°A
Iara de Almeida, 3°A.
Ler os livros que gostamos pode ser tornar uma forma mais leve e prazerosa para estudar para os vestibulares
Heloisa Roque 3°A
Patricia Helena Queiroz Silva 3A
MURILO MIQUELINI MENDES 3º A
Bernardo 2C
Larissa Peres Gomes Silva - 2C
Maria Clara Cardoso Costa-2C
João Antônio 2°C
William Henrique 2°C
A decisão da Unicamp, universidade muito concorrida da qual seu vestibular exige conhecimentos abrangentes e principalmente na leitura, irá trazer facilidade e despertar interesse aos candidatos pela escolha da Obra Alice. Isso porque, a leitura está cada dia mais difícil no cotidiano dos jovens, essa escolha poderá melhorar tal problema e coincidir num resultado melhor no vestibular e também no conhecimento interdisciplinar pessoal.
-Otávio Cintra de Lima 2C
Assim ajuda na influência de vários tipos de leitura
Helena Ferrari 3°C
Sofia Cordero 2b
Miguel 2°c
Laís Baccas Asciello 2 B
Colégio Pessoa
Achei a matéria interessante pois ela ajuda a nos prepararmos para os próximos vestibulares. Ter uma maior diversidade é fundamental para o desenvolvimento estudantil e também contribui para que os estudantes possam realmente ler, com o objetivo de aproximar os estudantes da literatura contemporânea. Além disso, algo importante feito pela Unicamp foi compartilhar uma lista com as obras que serão cobradas nos próximos anos.
Acho extremamente importante a Unicamp incentivar a leitura juvenil, proporcionando um conhecimento maior aos alunos!
Acho este artigo interessante por ter maior diversidade é fundamental para o desenvolvimento do aluno e também ajuda o aluno a ler de fato, com o objetivo de aproximar o aluno da literatura contemporânea.
Yasmin de Almeida Moraes Santana Moreti, 3° ano C
Gostei bastante da iniciativa de colocarem obras de outros países dentro do escopo, além de trazer uma diversidade literária além das conhecidas e mais faladas do Brasil.
Sem contar que a notícia de avisar que teremos essa mudança ajuda o aluno a se atentar, pesquisar e iniciar seus estudos perante a isso.
Achei interessantíssimo essa iniciativa por parte da Unicamp, trazendo uma renovação para essa renovação literária para o cenário nacional, principalmente trazendo obras internacionais, e que precisem de uma interpretação mais apurada como Alice
Letícia Amorin 3°C
Eduarda Abrão 2°C
Arthur Abib 2°C
Matéria extremamente importante para os alunos que vão ficar prestar estarem cientes e preparados. Além disso é uma mudança benéfica visto o incentivo aos alunos de buscarem uma literatura clássica e moderna.
Cecilia Vanini 2°A
A UNICAMP inova ao trazer títulos literários com temáticas e produções diferentes daquelas usualmente cobradas nos vestibulares brasileiros. Isso quebra a expectativa dos vestubulandos, auxiliando no rompimento dos estudos rotineiros e tradicionais, além de cobrar estudos voltados ao cenário atual. Tal medida promove mudança na orientação e foco dos estudantes em obras usuais e clássicas para algo presente, trazendo discussões e levantando questões do cenário cultural vivenciado pelos estudantes.