A MORTE SERÁ MESMO INEVITÁVEL?

 


A hidra tem uma propriedade marcante que a torna uma curiosidade da biologia: ela pode se regenerar. Se você cortar uma hidra em vários pedaços, cada um deles irá formar um novo indivíduo completo.

Área: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Leia mais em

https://www.bbc.com/portuguese/vert-fut-62562118


Comentários

Helena Ferrari Engrácia disse…
Achei a notícia extremamente interessante, não sabia da existência da hidra, tão pouco que havia um animal imortal. Acredito que para os seres humanos é impossível chegar a imortalidade, ainda mais pelo esgotamento de recursos como a água, que não vivemos sem.

Helena Ferrari 3C
Matheus Rezende Ferreira 3°C disse…
Embora a imortalidade pareça distante para nós, é
extraordinária a ideia de aumentar a longevidade humana mesmo que seja pouco, além de mudar a perspectiva de nossas vidas. Abre uma oportunidade pra que num futuro próximo a medicina de um salto gigantesco.
Matheus Rezende Ferreira 3C
Anônimo disse…
A capacidade de regeneração da hidra é usada como um símbolo mitológico e ideológico. É comum ver livros e filmes que usam desse simbolo para representar a imortalidade. Creio que o dom da HIDRA é algo muito cobiçado pela humanidade, a promessa da imortalidade e juventude eterna.

Letícia Amorin Magalhães 3°C
Anônimo disse…
O fato da hidra ser imortal atrai, até nos dias atuas, um interesse e a proucura pela vida eterna muitos acham isso algo incrível mas a imortalidade pode ser um fardo enorme, a mitologia mostra ela como um monstro pode ter algo relacionado com sua própria natureza e ter que ficar sozinha para sempre.

Diogo Gallate De Faria 3c
Anônimo disse…
A postagem traz à tona uma reflexão bem importante, pois no cenário atual, tendo em vista os avanços tecnológicos, a busca pela saga da vida eterna se tornou cada vez mais relevante. A título de exemplo, já existem pessoas preservadas em tubos de nitrogênio a temperaturas baixíssimas, com o intuito de no futuro conseguir despertá-las, porém a real validação desse experimento ainda é incerta. Logo, conclui-se que tal conflito ainda não possui uma solução científica e, por enquanto, o que resta a humanidade é aceitar a mortalidade.

Yago Marangoni 2°b
Anônimo disse…
Nos dias de hoje a morte ainda é inevitável e isso é algo que costuma incomodar muito os seres humanos causando um certo medo do futuro incerto mas com o avanço rapido e contínuo da medicina pode ser que em algum dia a imortalidade possa se tornar uma realidade.

Márcio Chacon 2°B
Sofia Fernandes Campos disse…
Uma matéria interessante e muito relevante, acho que tem uma necessidade para mais artigos assim, relacionando mitologia com nossa vida, nas mitologias ainda há muitos ensinamentos que podem identificar com a atualidade. Sou fascinada por mitologia, é sempre uma coisa tão significativa e traz novas perspectivas pra vida, depois de tantas evoluções tecnológicas ainda voltamos para princípios da antiguidade para extrair conhecimento, buscar nas nossas raizes, agora temos recursos para elevar o conhecimento antigo. Extraordinário! Um tema que pode surpreender, talvez por medo e ansiedade mas também esperança… Sofia Fernandes Campos do 1º B
Anônimo disse…
FRANCISCO RODRIGUES ROCHA 1 ano A

Embora a imortalidade é uma visão muito desejada de alguns humanos é notável que essa ideia é distante como no mito de hidra
Murilo Cury disse…
Murilo Cury 1A

achei a notícia muito legal e interessante, de modo que informa muito sobre o fato citado
Vitor Silva disse…
Que notícia válida para nós refletirmos , afinal até onde vai nossa vida ,somos seres finitos ,com dias contados.E ainda não encontramos uma solução para a morte.Para aqueles que não acreditam no paraíso ,ser como a hidra é um sonho ,mas q talvez ele não veja se realizar.
Vitor Vinicius 1 A
Unknown disse…
João Victor Pimenta Gimenes 1⁰A

Infelizmente ou felizmente a morte é a inica certeza q temos, e ainda n podemos evitá-la na nossa realidade, gostei mt da matéria e recomendo para terceiros
Anônimo disse…
apesar de a imortalidade ser uma realidade distante dos seres humanos, podemos imaginar como seria a nossa vida se fossemos imortais e como seria longa a nossa jornada aq.
Mariana Perente Costa 1A
Unknown disse…
Gostei muito da matéria falado na notícia, poderia trazer conteúdos semelhantes para a página.
Cauã Carrijo - 1°A
Unknown disse…
Felizmente a mortalidade nos dias de hoje ainda é algo inevitável, já que o ser humano é um egocêntrico e se tivéssemos essa sensação de imortalidade, isso pioraria ainda mais.
Túlio Dias disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Felizmente a mortalidade nos dias de hoje ainda é algo inevitável, já que o ser humano é um egocêntrico e se tivéssemos essa sensação de imortalidade, isso pioraria ainda mais…
Estou postando de novo, porque havia esquecido de por meu nome
Beatriz Nolli 1º A
Túlio Dias disse…
A imortalidade é algo muito longe dos humanos na atual realidade, mas caso for possível será um grande avanço para a humanidade, pois mostrará que as pessoas já vão estar muito evoluídas. Muito interessante a matéria,gostei muito
Túlio Maturana Dias 1°Ano A
Anônimo disse…
Acho que a morte é uma coisa que todos nós temos medo, e é a única coisa que temos certeza, atualmente, mas com a evolução podendo haver várias mudanças concerteza vai ser algo que irá mudar totalmente a realidade da humanidade, entretanto com a imortalidade as pessoas irão ficar mais egocêntricas prejudicando todos futuramente, por sermos egotistas.
Adorei muito a matéria ❤️
Maria Laura Soares 2ºB
Anônimo disse…
achei muito interessante a materia sobre esse assunto em especifico, pois a morte é uma questão muito refletida pelos seres humanos, sendo alvo de diversas incognitas.

valentina mussi 2°b
Anônimo disse…
A morte é o maior mistério da humanidade, que busca incessantemente uma razão, ou algo para impedi-la. Desse modo, para que esse fenômeno inevitável nao fique totalmente sem responstas, os indivíduos buscam conforto na religião, onde tomam posse de crenças que tranquilizam seus corações perante a duvida sobre o assunto. Assim, anos de pesquisas e experimentos ja podem ser somados, porém sem sucesso.

Maria Clara Teixeira Guimarães Souza 2° B
Vinicius Alexandre 1ano C disse…
Muito interessante este tema sendo abordado pela ciência, a morte para todos é o maior medo existente, portanto evitá-la pode ser um sonho não tão distante graças a ciência.Entretando, filosoficamente falando, ser imortal não seria uma vantagem, já que o fim é necessário para tudo. Por fim, é interessante ver o avanço científico, mesmo que "perigosos"
Anônimo disse…
Achei muito interessante a materia sobre tal assunto,sendo a morte algo que a maioria tem medo,logo conclui que o mesmo é apenas aceitado.existem pessoas que estão em cápsulas nitrogenadas em temperaturas absurdamente baixas,tanto que a mesma é incerta.

Bernardo Lourenço Morais 2C
Priscila disse…
Eu achei essa notícia extremamente interessante em razão dela ressaltar um assunto bem incerto para a ciência, a vida e a morte. Além disso, eu gostei bastante da parte em que os cientistas e pesquisadores falaram um pouco sobre a hidra, uma espécie que realiza regeneração e a maioria das pessoas não sabiam. Portanto, gostei muito da notícia e achei as informações incríveis de se ler.

Priscila Aparecida Cândido da Silva- 2A
Clara Masini Cantinelli 1°C disse…
Ainda que há animais que cheguem perto do conceito ideal de imortalidade, nós humanos jamais poderemos desfrutar da mesma.
A vida possui fases: você nasce, vive e, por fim, morre. Isso acontece em tempos diferentes dependendo de cada pessoa. Alguns morrem quando ainda são bebês e viveram apenas por alguns dias ou meses, enquanto outros chegam a estar na Terra até cem anos ou mais! Mas ainda que cem anos seja um longo período, não é para sempre.
O conceito de imortalidade é algo de se pensar filosoficamente também. Seria mesmo tão bom viver para sempre? Na minha opinião, não.
Ao decorrer da vida, aprende-se cada vez mais mas, quanto mais se descobre a verdade e sai de uma "caverna" e enfrenta uma realidade cheia de duras verdades, mais infeliz se torna. Viver eternamente, também, seria estar exposto a tristeza da perda: você seria imortal, mas quem você ama não.
Acho que é uma visão até pessimista, mas eu diria que ela é realista.
Anônimo disse…
acredito que para nós, seres humanos, a morte é algo inevitável, tornando-se a única certeza que temos.
entretanto, acredito que pode ser uma questão estudada para outra classe de seres, como a hidra que nos foi apresentada.
achei muito interessante a matéria postada, pois nos da outra visão em relação à vida e suas questões.
Thaís Carrijo - 2 ano B
Unknown disse…
Muito bom o texto.
Concordo com a opinião, e a descrição. Achei um texto muito interessante.
Fora isso, ajuda a entender mais sobre o assunto de forma simples e correta.
Muito obrigado colégio Pessoa por proporcionar isso aos alunos, assim cada vez mais, conhecimentos chegaram até nós.
Ana Laura Ferreira 1B disse…
Gostei desse artigo, porque ele nos faz refletir sobre a vida, o mundo, quem somos e para onde vamos pós morte. Em suma, por mais que o nosso corpo se deteriore com a morte. O espírito é imortal, ele sobrevive em um lugar o qual passa por um aprendizado para retornar à terra. Não podemos regenerar como certos animais, mas o espírito sim pode regenerar-se, aprender se tornando um espírito melhor para ajudar em certas situações quando voltar à terra. Esse ciclo sempre gira, nunca deixará de existir
Anônimo disse…
Acredito que daqui alguns anos talvez a morte não seja inevitável, ainda mais com novas descobertas na ciência
. Isadora Récker 1A
Giovana Arnoni 2°A disse…
Achei a notícia bem interessante, já que ela traz à tona um assunto que ainda gera muitas duvidas na ciência, que é a vida e morte. Além disso, a matéria é bem informativa, conta curiosidades sobre a hidra e desperta um interesse no leitores desdê o começo. Aprendi muito com essa notícia, além de achar super interessante os termas abordados e a forma como eles foram citados. Giovana Arnoni 2°A
Unknown disse…
Uma matéria que nos dá um conhecimento muito além. Até os dias atuais, o único ato do ser humano que foi provado e que é uma certeza, é o falecimento. Nenhum ser na Terra vive fisicamente para sempre. Até mesmo os mitos e histórias "desaparecem" um dia. Esse mito nos faz enxergar a vida com outros olhos. Conseguimos perceber que a vida é única e é tolice desperdiçá-la e deixá-la de "lado"!

Erick Cruvinel Nokata - 1° Ano C
A imortalidade e um conhecimento que nos nao conquistamos ainda, mas nao duvido que a gente nao consiga

Luis Felippe G de Andrade - 1B
Gabriella disse…
gostei muito da reportagem, não sabia que a hidra existia , me despertou uma grande curiosidade sobre a imortalidade, excelente descoberta !
gabriella rezende de almeida 1ºB
Anônimo disse…
A imortalidade pra nós atualmente é uma ideia futurística extremamente distante!
A matéria é muito interessante, recomendo que leiam.
Lara Moreira Matiad-1B
Anônimo disse…
Reportagem realmente interessante, gostei bastante da referência à hidra, a imortalidade por mais legal que pareça pode ser a pior maldição...
Heitor Nascimento -1°b
Anônimo disse…
Achei a notícia bem interessante e bem informativa. Essa notícia conta curiosidades sobre a hidra e desperta um interesse no leitores desdê o começo. Aprendi muito com essa notícia, além de achar super interessante os termas abordados e a forma como eles foram citados.
Marcelo Ferreira Centeno 2 A
Helena 1°C disse…
Uma das poucas coisas que o ser humano é capaz de afirmar é que um dia morreremos. Entretanto, é necessário encarar essa realidade, uma vez que a ciência ainda não foi capaz de encontrar fórmulas para a imortalidade. A matéria é muito interessante e prende o leitor do começo ao fim, fato justificado pela ligação entre o campo científico e algo que ainda não foi explicado.
Pedro de Oliveira Bertoni 2A disse…
Achei uma notícia muito interessante e bem detalhada, que nós conta um pouco mais sobre a hidra e suas características, além de nós trazer conhecimento de uma forma fácil e entender

Pedro de Oliveira Bertoni 2A
Anônimo disse…
Beatriz Apolinario Faria 2B

Eu não sabia q existia um ser q tem a mesma capacidade da hidra da mitologia grega, é interessante saber que também exista uma agua viva capaz de voltar a fase primordial quando ferida, seres aquáticos tem muitas coisas extraordinárias a mostrar ainda, coisa que estão longe da capacidade humana
Anônimo disse…
Luís Gustavo Siqueira Santiago 1°B

A hidra é uma criatura icônica na mitologia, a existência de animais com propriedades que se assemelham às dela, aproximam a ciência de novas descobertas e avanços biológicos e tecnológicos. Gostei bastante de notícia.
Vitoria da Silva Reis 1°b disse…
Gostei bastante da notícia! Pois a hidra é um fenômeno único na mitologia! E a notícia ainda trás as características e muito conhecimento pra gente! É uma noticia bem detalhada e eu gostei muito!
Unknown disse…
Embora a imortalidade pareça distante para nós, é
extraordinária a ideia de aumentar a longevidade humana mesmo que seja pouco, além de mudar a perspectiva de nossas vidas.
Isabella C. Sandoval 1B
Anônimo disse…
Achei bem detalhado e informativo, pois cita características mitologias e com essas características podemos ter grandes oportunidades de avanço sobre a ciência da morte

Paulo Eduardo Funis de Paula-1B°
Pedro Pousa 1°b disse…
Achei um tema muito interessante, não sabia sobre as hidras, muito menos que se regeneravam e são imortais, diferente dos humanos.
Pedro Pousa 1°b
Bruno Machado 1°B disse…
Achei muito interessante a notícia, pois a hidra é um fenômeno na mitologia. Gostei bastante da notícia.
Unknown disse…
Alexandre Rosa 1B
Muito interessante a imortalidade ainda é uma realidade distante gostei de conhecer algumas curiosidades sobre a hidra
Anônimo disse…
Achei uma matéria bem interessante!!. Embora ainda a imortalidade n é ainda uma realidade, cientistas procuram por esse tema todos os dias, fazendo-nos acreditar q mais para frente os humanos podem pelo menos ter mais tempo de vida.
Luis Felipe D.Vilar 1°B
Rafael de Freitas Faleiros disse…
Achei a notícia bem interessante pois a imortalidade parece bem distante para nós,
Pois cita algumas características mitológicas e com isso podemos ter grandes avanços sobre a ciência da morte

Rafael de Freitas Faleiros 1B.
João Gabriel Garrez 1° - achei a notícia muito interessante pois cita características mitológicas
Juan Pablo alarcon 2a disse…
Achei a matéria muito interessante e boa para se adquirir conhecimento
Felipe Facioli Antunes 2°A disse…
Achei a matéria interessante. A matéria me fez pensar sobre filosofias da vida e o que é o verdadeiro significado da morte
Anônimo disse…
A matéria se posta muito interessante, sendo de fácil entendimento e bem objetiva, a capacidade de regeneração da hidra e o fato de viver sem recursos naturais corrobora para a percepção de uma forma de viver com novas perspectivas
Arthur Santos 2°A
Unknown disse…
Eu achei a matéria muito interessante, pois mesmo a imortalidade nos atraia (o fato de ser imortal na nossa cabeça e bom), a matéria explica o porquê a imortalidade muitas vezes nao é necessária, como o salmão, que o escritor usa como exemplo. Mesmo para alguns a imortalidade sendo impossível, outros acreditam que e possível sim assim como a hidra.

Ana Clara Ferreira Calil 2°A
Anônimo disse…
Gostei da matéria pois retrata a capacidade de regeneração da hidra, e também mostra um pouco sobre as suas características. E além disso, mostra uma questão duvidosa na ciência, que é a vida e a morte, o que torna matéria interessante da forma q foi citada.
Sofia Vanini 2⁰A
Anônimo disse…
Achei a matéria muito interessante, pois apresenta um caso que pensávamos que seria impossível de acontecer. Então, quando descoberto, mostrou características e modos que mostram como o animal sobrevive, mas mesmo assim, continua sendo uma questão para a ciência sobre a vida, o que faz a matéria em questão interessante de ser lida.

Pedro Rodrigues de Freitas 2°A
Anônimo disse…
Leonardo Pompeo de Camargo Aros 1°A

Achei a matéria muito interessante, pois tem uma abordagem muito interessante e informativa
Unknown disse…
a morte é a única certeza q temos, e ainda n podemos evitá-la no nosso mundo, gostei mt da matéria e recomendo para qualquer interessado

Matheus Lourenço 1ºA
Unknown disse…
A matéria aborda muitos assuntos biológicos interessantes e mostra quais os processos para algum ser chegar até morte , mas não acho que seja possivel a ciência alcançar alguma formula para que os seres humanos tornem-se imortais

Miguel leite 2°c
Evelyn Cruvinel Manoel Amorim 2°A disse…
essa matéria é muito interessante, pois, os seres humanos têm tendência a adquirir conhecimento apenas sobre seres vivos de seu convívio, e a hidra é um exemplo de como o mundo pode ser explorado e conhecido. A hidra não morre e por isso mostra diferentes formas de vida presentes no planeta.
Evelyn Cruvinel Manoel Amorim 2°A
Maria Eduarda Andrade disse…
Essa matéria é importante e interessante, pois destaca um relevante dogma científico quanto à possibilidade de evitar a morte e tornar benéficas as mutações genéticas ao final da vida.
Maria Eduarda Andrade 2ºA
Unknown disse…
a matéria é bem interessante, ela apresenta novas questões sobre a morte, podendo ser um novo conhecimento para as pessoas e curiosidades da hidra, por exemplo
Vanessa Brandão 2A
Anônimo disse…
A matéria é muito interessante, já que aborda algo buscado pelo homem há milhares de anos: A Imortalidade. Assim como é apresentado, a hidra possui uma grande habilidade de regeneração, mostrando que essa realidade pode estar distante, mas não é impossível.
Otávio Cintra de Lima 2C
Anônimo disse…
Achei a notícia interessante e relevante. Algumas pessoas gostariam de que a morte não existisse, por isso, se a hidra fosse real, essa seria a solução dessas pessoas.
Maria Eduarda C. Granero, 1°A
Anônimo disse…
Achei a notícia muito interessante pelo fato de retratar hidra e sua imortalidade, algo impossível para nós humanos, mas uma ideia extraordinária. A ideia da regeneração retratada pela mitologia é muito utilizada em filmes e livros que falam sobre a imortalidade, foi assim inclusive, que descobri sobre essa espécie mitológica. O dom da imortalidade era algo muito desejado e ainda sim pode ser por algumas pessoas, principalmente o elixir da vida que é o símbolo da juventude eterna. Na nossa realidade, a sociedade se importa muito mais com a aparência e o superficial do que qualquer outra coisa, a ideia da juventude eterna ou da imortalidade, a ideia de ter a aparência extraordinária para sempre é algo muito desejado pela sociedade.

Isabela Fernandes 1ºC
Lucas Blanco 1°B disse…
Achei a notícia muito interessante, pois expressar o sentimento de retratar a morte e a imortalidade, algo que até o momento é impossível para nós humanos. Mas que com a evolução logo pode estar disponível, e se estiver disponível possivelmente irá perder o controle. Algo muito desejado pela sociedade.
Unknown disse…
Acho essa notícia interessante porque levanta um tema que ainda levanta muitas questões na ciência, que é a vida e a morte. Além disso, o artigo é informativo e narra a curiosidade de Hydra, que intriga o leitor desde o início. Aprendi muito com esta notícia, além de achar muito interessante os temas abordados e a forma como foram mencionados.
Kaique Alencar, 2 A
Anônimo disse…
A Hidra é uma criatura que possui grande destaque na mitologia, principalmente por se regenerar, o que torna mais difícil de matá-la, e essa curiosidade é muito interessante, porém espero que a imortalidade não sirva para os seres humanos também, se não o mundo ficará mais perdido do que já está atualmente. Adorei a matéria, bem legal !
Rafaela Mazzola 1B
Diogo disse…
A morte em si é algo que tememos, porém é uma certeza inevitável para o ser humano, durante todos esses anos, muitos veem a morte como se fosse o fim, porém, quem sabe sobre o que nos aguarda depois dela, um paraíso, uma outra vida, ou simplesmente o vazio, na minha visão, o final de tudo vai ser um limbo, interprete como quiser

Diogo de Freitas Pereira 1°B
Fernando Contini disse…
Acho essa notícia interessante porque levanta um tema que ainda levanta muitas questões na ciência, que é a vida e a morte.
Fernando Contini 3A
Unknown disse…
A morte sempre foi um questionamento para humanidade, logo, desde a antiguidade é evidente que sempre tentou-se explicá-la ou evitá-la, no caso da mitologia grega explícita na postagem, é clara a tentativa do ser humano de tentar compreender esse fato a partir dos recursos da época, no caso dos gregos foi a partir da sua mitologia, a qual buscou uma tentativa de impedi-la, por meio da regeneração da hidra. No entanto, nos dias atuais, é evidente uma conformação com a morte pela maioria, devido, principalmente, pelas religiões ocidentais que tratam a morte como uma certeza inquestionável, e a partir do momento em que as estruturas sociais hodiernas foram embasadas nessas crenças, o mundo por certo, diminuiu seus questionamentos sobre como evitar o fim da vida.
Maria Luiza Gouvea - 2b

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

FUVEST: CANDIDATO/VAGA

60 ANOS DA CONSTRUÇÃO DO MURO DE BERLIM