13 de agosto de 1961, as autoridades da Alemanha Oriental começaram a separar com arame farpado e blocos de concreto os lados leste e oeste de Berlim, isolando a parte ocidental.
Reportagem muito interessante, ainda mais por se tratar da história do passado. E infelizmente, os habitantes dos (dois lados) de Berlim tiveram que passar por essa situação. Além disso, gostei, principalmente da frase de Honecker durante o texto: "O muro ainda existirá em 50 ou em cem anos, enquanto não forem superados os motivos que levaram à sua construção". Essa frase é totalmente verdadeira, pois se os motivos no início da construção não forem superados, o muro continuará "de pé" e outros "Muros de Berlim" poderão ser construídos se este pensamento persistir na nossa sociedade atual.
GUILHERME CINTRA MALTA PRECARO disse…
60?n sabia q fazia tanto tempo Comentado por:Guilherme Cintra Malta Precaro
Marília de Sousa disse…
Reportagem muito interessante. Acredito que estudar o passado é fundamental para compreendermos o presente, ainda mais algo de tamanha relevância para o mundo todo e por todo o cenário político que envolveu. O trecho em que comenta dos muros existirem mesmo passar anos e anos do seu desmanche nos leva a refletir muito sobre mentalidade atual. Muito bom!
Gabriel Rocha disse…
Reportagem muito interessante!! Relembrar o passado é extremamente importante e fundamental para o conhecimento e para que possamos aprender com o passado e não cometer o mesmos erros... Mesmo com o passar dos anos o muro de Berlim será sempre lembrado.
Manuela Nocera Finatti disse…
Com a Guerra fria e a polarização do mundo, deu-se a divisão da Alemanha Oriental, a qual era socialista, da Ocidental, de regime capitalista, com o marco histórico do Muro de Berlim. A reportagem se mostra muito pertinente ao abordar a brutalidade de tal evento e a gravidade das reações às fugas diárias, além da impossibilidade dos habitantes de se encontrarem com suas famílias. O Muro de Berlim foi um engodo político inesperado que deve ser sempre relembrado por nós, independentemente do tempo que passe, visto que é inaceitável que eventos trágicos como esse voltem a acontecer, simplesmente pela não concordância de pensamentos.
acho importante ter esse tipo de reportagem para entendermos melhor o passado, e para sabermos o que realmente aconteceu. isadora fernandes de andrade 1B
A queda do muro de Berlim representou o fim da Guerra Fria entre socialistas e capitalistas, mas, infelizmente, não significou o fim das rivalidades entre o ocidente, acusado de Imperialista, e o oriente, acusado pelo outro lado de abrigar e formar terroristas. Gabriel Pereira 1b
Sofia Vanini 1⁰A disse…
Reportagem muito interessante, pois retrata com detalhes como aconteceu , e nos da oportunidades de entender e estudar melhor sobre temas como esse, que nao sao tao discutidos nos dias atuais. Sofia Vanini 1A
Vitoria Cintra Zaninelo disse…
È uma reportagem bastante interessante pois retrata com detalhes bem escritos oque as pessoas passaram naquela epoca, alem de dar uma oportunidade de a gente estudar sobre temas que nao estamos acostumados
Fernando Contini disse…
Fernando Contini 2B È uma reportagem bastante interessante pois retrata história do passado pós segunda guerra mundial, onde, disserta sobre uma realidade alemã dividida entre 2 super potencias (EUA- capitalismo)(URSS- socialista) e como foi construído tal muro que dividia a Alemanha ocidental da oriental.
Davi J. G. C. dos Santos 2-°B disse…
Davi José Garcia Couto dos Santos 2-B° Muito interessante, é importante saber da história mundial, para que assim talvez ela possa nunca mais se repetir, pois como disse um filosofo: Um povo que não sabe sua história tende a repeti-la.
Emily de Brito Graeff - 2°B. disse…
É quase loucura pensar que isso aconteceu realmente e á tão pouco tempo. Pensar que tiraram a liberdade de ir e vir das pessoas usando uma cidade inteira como tabuleiro de xadrez apenas para interesses políticos, e que mesmo depois de 30 anos da queda do muro ainda existem marcas deste terrível ocorrido.
Reportagem muito interessante e importante ,um fato histórico que significou tantas coisas e que foi a tão pouco tempo. A matéria retrata com detalhes o ocorrido na época, o que é de suma importância pensando no âmbito escolar. Matheus Rezende Ferreira 2°C
Uma reportagem muito interessante, que faz nós faz lembrar essa dualidade de capitalismo × comunismo, que foi colocada literalmente em comparação, pela divisão que o país sofreu. E relembrar a pressão que devia ter sido as pessoas, a qual lado iria prevalecer.
Vitória Costa Soares 2°C
Eduardo disse…
sempre é importante lembrar acontecimentos historicos como esse, ainda mais com o grande significado que tem a queda do muro
Arthur Rodrigues Ferreira 2B disse…
Muito interessante a reportagem, a construção do muro de berlim foi um marco histórico em que separava a alemanha oriental e ocidental...
Um pai tem quatro filhas, quer ensinar valores, e para isso leu dois livros: Metafísica dos Costumes , de Immanuel Kant, e Utilitarismo , de Stuart Mill. Para esse pai, Kant e Mill poderiam ser resumidos em dois ditados populares: Opção 1) Kant: O que vale é a intenção Opção 2) Mill: De bem intencionados o inferno está cheio Comente: Qual a melhor opção para educar as filhas?
Um pai tem quatro filhas, e separou R$2 mil para dar de mesada a elas. Ficou na dúvida sobre a melhor forma de educá-las. Op. 1) dar 500 igualmente a cada uma, ou Op. 2) escalonar 200, 400, 600 e 800, conforme o rendimento escolar do mês? Responda: qual foi o pai mais justo?
No Irã, a mulher casada não possui independência financeira nem jurídica. Depende de autorização escrita do marido para poder viajar e para outas muitas ações -- tal como, por exemplo, os menores de idade no Brasil. Acompanhe este caso, que ocorre hoje naquele país, e reflita sobre as diferentes condições da mulher pelo mundo, um possível tema de vestibulares. Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias Leia em https://www.bbc.com/portuguese/internacional-63429830
Comentários
Comentado por:Guilherme Cintra Malta Precaro
isadora fernandes de andrade 1B
Sofia Vanini 1A
È uma reportagem bastante interessante pois retrata história do passado pós segunda guerra mundial, onde, disserta sobre uma realidade alemã dividida entre 2 super potencias (EUA- capitalismo)(URSS- socialista) e como foi construído tal muro que dividia a Alemanha ocidental da oriental.
Muito interessante, é importante saber da história mundial, para que assim talvez ela possa nunca mais se repetir, pois como disse um filosofo: Um povo que não sabe sua história tende a repeti-la.
Matheus Rezende Ferreira 2°C
Vitória Costa Soares 2°C