FÓSSIL RARO ENCONTRADO NO NORDESTE

 

Até chegar à Universidade de São Paulo (USP), um fóssil praticamente completo do pterossauro Tupandactylus navigans passou por momentos arriscados: foi um dos 2 mil itens arqueológicos capturados pela Polícia Federal na Operação Munique em 2013, que impediu que estes materiais, a maioria encontrada no Ceará, fossem contrabandeados para a Europa, Ásia e Estados Unidos. Depois do resgate, os itens arqueológicos foram entregues à universidade.

Sigestão: Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Leia em

https://www.bbc.com/portuguese/geral-58325460

Comentários

Este comentário foi removido pelo autor.
Acho muito interessante as descobertas sobre fosseis no Brasil, isto mostra que também tivemos historia em relação ao dinossauros aqui. Letícia Moura De Menezes, 2A
Unknown disse…
gostei muito da materia, sempre gostei e me interessei muito por fosseis principalmente aqueles encontrados no brasil. Este em especial nos mostra que realmente tiveram animais aqui a milhares de anos atras e que hoje pode ser que esteja estinto,em estinçao... enfim gostei de ler sobre. maria fernanda leite felicissimo 2A.
Heitor Paulute disse…
Achei bastante interessante o fóssil raro encontrado no Nordeste, isso realmente nos mostra que existiram animais aqui a milhões de anos atrás Heitor Paulute 1B
Maria Eduarda gouvea disse…
Achei muito interessante o fato de ter um fóssil raro encontrado no Brasil. Isso indica que já houve vidas extintas no Brasil de milhões de anos atrás! Maria Eduarda Gouvea 1ºA
Unknown disse…
Interessante fato, descoberta incrivel. É fantastico ver a capacidade de preservação de um fossil que foi descoberto quase completo de um animal onde viveu há milhoes de anos atrás, parabens pela matéria- Victor rodrigues de Souza 1A
Anônimo disse…
Achei muito interessante descobertas como essa feitas no Brasil, pois mostra que tivemos animais extintos aqui a milhões de anos. Cecília 1° A
Laura Freire Cintra disse…
achei muito interessante a matéria, o fato de encontrarmos ainda fosseis traz para nos novas oportunidades de aprendermos mais sobre o nosso passado e utilizarmos o conhecimento que adquirimos para futuras pesquisas que podem consequentemente ajudar na nossa evolução tecnológica. um dos fatos que chamou bastante atenção foi o fato dele ser encontrado aqui no brasil... gostei bastante de ler sobre ((Laura freire cintra 1B))
Anônimo disse…
juan pablo alarcon 1 ano
gostei bastante da matéria, por ainda hoje conseguirmos descobrir mais sobre o passado do nossos mundo como eles viviam e como eles eram
Vitoria Cintra Zaninelo 1 ano A disse…
Adorei a materia pois ainda hoje temos muitos regitros historicos de varios animais que viveram e assim podemos descobrir um pouquinho da historia do mundo
Marcelo disse…
Graças a operação realizada pela Policia Federal que impediu o contrabando, o Brasil pode conhecer um fóssil de um pássaro pré-histórico que viveu aqui. Vários estudos puderam ser realizados à partir dos tecidos moles das duas cristas (uma na mandíbula e outra na cabeça), do bico e das garras do pterossauro.
Marcelo 1A
Anônimo disse…
Julia Quintiliano Trovó 1º A
Achei essa matéria muito interessante pois mostra que ainda hoje, há registros históricos no Brasil, e que é possível aprender muito mais com esses fósseis aparecidos no Nordeste. Mostra também que o Brasil teve relação com os dinossauros.
Unknown disse…
Gostei bastante da matéria, pois retrata um conteúdo interessante referente a um material arqueológico tão importante em território brasileiro. Além de destacar o trabalho da polícia federal para impedir o contrabando e resgatar o fóssil. Maria Eduarda Andrade 1°A
Eduardo disse…
uma materia muito interessante, é importante legal saber sobre novas descobertas de fóssil no país e estudar sobre.
Leonardo Maestri Cintra 2°B disse…
essa matéria é muito interessante, os fósseis em geral são interessantes, devido a retratar sobre seres que viviam na nossa terra á milhões de anos atrás.
Anônimo disse…
Achei muito interessante a matéria, pois dessa forma pode-se descobrir mais sobre os animais em tempos passados no Brasil.
Eduarda Soares 2ºb
Anônimo disse…
Isadora de Souza Oliveira - 2B
É muito legal saber que ainda existem alguns fósseis tão completos quanto o que foi encontrado, pois nos permite ter uma noção maior de como era a real biologia desse animais; porém, é triste que algumas pessoas tentem contrabandear algo tão precioso de delicado, que poderia facilmente ter sido danificado no trajeto.
Anônimo disse…
Achei muito interessante essa matéria,pois podemos descobrir através dos fósseis quais animais habitaram nosso planeta há milhões de anos atrás. Rafael Rodrigues Querino 2°B
Unknown disse…
Arthur Oliveira Paiva - 2° Ano A

A descoberta de fósseis ao redor do mundo possibilitaram o entendimento da formação global e distribuição de espécies, além de ajudar na catalogação de diversos tipos de animais, é muito interessante que, apesar de anos de estudo, muito conhecimento ainda está escondido em baixo da terra.
Unknown disse…
Luiz Fernando F. Brandão 2°.Ano C
Eu fiquei boquiaberto de um fóssil ter sido descoberto no Brasil, (no Ceará). E achei uma tremenda sacanagem terem roubado esta relíquia de um Tupandactylus Navigans mas bem feliz por ele ter sido trazido para as mãos de pesquisadores da USP, voltado para o Brasil. Tenho certo interesse por raças primitivas e gostei de saber sobre este Pterossauro e eu até já li que ele podia farejar por até 16 kms.
Unknown disse…
Muito legal como essa descoberta nos ajuda até nos dias de hoje
Maria Eduarda 1°C
Anônimo disse…
Acho interessante a descoberta de fósseis, porque a partir deles podemos saber um pouco mais de como era o mundo a milhões de anos atrás.
Larissa Peres Gomes Silva 1°C
Igor Israel de Oliveira Freitas 1°C disse…
Essa descoberta é muito importante para entendermos como eram os animais que viviam no Brasil durante esse período. O resgate que foi feito deste fóssil garantiu um fragmento importantíssimo para entendermos a história das terras brasileiras, visto que esclareceu diversas informações sobre a respectiva criatura.
Unknown disse…
Achei essa matéria bem interessante,pois nos dias atuais é possível saber um pouco do que já aconteceu no passado com a encontrada desse fóssil.
Lavínia Vitória Pires 1°C
Eduarda Abrão disse…
Achei muito surpreendente esta matéria, é fundamental pois apresenta pra nós um pouco sobre os animais que viveram no Brasil. Achei muito interessante o fato do fóssil estar conservado e também a descrição que fala que ele tinha uma crista muito grande para o seu corpo e com isso ele tinha dificuldades para se locomover, não realizando voos longos, e um pescoço gigante, por isso vivia se escondendo!
Eduarda Abrão 1 ano C
Anônimo disse…
Adorei essa matéria,sempre fui muito interessado nesse tipo de assunto e principalmente por fósseis encontrados no Brasil,pois através deles podemos saber um pouco mais de como era o mundo a milhões de anos atrás.
Pedro Henrique de Andrade Carvalhais Pereira-1°C
Heitor lucas dutra vilar disse…
Achei muito interessante esta descoberta pois é
Um dinossauro que não ouvíamos muito falar e sempre me interessei neste assunto. O brasil é muito rico em história como podemos citar a luzia.
Anônimo disse…
Achei muito interessante e legal sobre o fóssil, mostra que tivemos esse tipo de animal aqui no Brasil há milhoes de anos atrás e e que apesar de ter sido milhões de anos atrás, está conservado, o que mostra uma coisa incrível que acontece . Yasmin de Andrade Rodrigues 2º A
Anônimo disse…
Sofia Mulé 2A
É por descobertas assim que devemos incentivar e investir nesse tipo de pesquisa aqui no Brasil, que é um país cheio de história, mas pouco investigada. Muito interessante.
Antonio Augusto disse…
Muito interessante essa matéria, é raríssimo encontrar um fóssil nesse estado, visto que com a degradação do tempo as partes acabam se separando. Isso é como ganhar na loteria para a arqueologia e que legal saber que encontramos um fóssil desse em terras brasileiras.
_ Antonio Augusto 2B.
Eduardo Henrique disse…
Muito interessante a matéria, de fato um grande achado para a ciência brasileira

Anônimo disse…
Concordo com o que meu amigo Eduardo Henrique (Chiquititas) disse acima, realmente uma grande descoberta em nosso território e representa mais um marco para a ciência brasileira.

Assinado: Rafael Cunha 2°A
Heitor Lucas Dutra vilar disse…
Concordo com o meu amigo Eduardo Henrique (Chiquititas) também, é uma descoberta muito importante pro nosso território brasileiro, contando que nossa riqueza cultural é gigantesca

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

ASTROFOTÓGRAFO: O QUE É?

FUVEST: CANDIDATO/VAGA