AFEGANISTÃO: CEMITÉRIO DE IMPÉRIOS

A história do Afeganistão mostra sucessivas invasões e uma constante une estas épocas - a resistência ao ocupante, que, de uma forma ou outra, sofre importantes reveses. O modo como a NATO (North Atlantic Treaty Organization) for lidar com a questão militar e com a natureza da sociedade afegã determinará se as planícies e montanhas que viram passar Alexandre, o Grande, e as tropas britânicas são ou não atoleiro para as grandes potências.

Sugestão: Prof. Regalo

Área: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia em:

https://www.dn.pt/globo/asia/afeganistao-cemiterio-de-imperios-1499470.html



Comentários

Anônimo disse…
Helena Ferrari Engrácia, 2C

Estava acompanhando sempre os noticiários sobre a atual situação do Afeganistão. Contudo, achei interessante saber sobre o passado do país, afinal para se compreender o presente precisa entender o passado.
Anônimo disse…
Beatriz Apolinário Faria 1° ano B

Não sabia desses fatos histórico de resistências por parte do Afeganistão, é visível como a muito tempo, eles deixaram claro que não permitiram qualquer tropa em sua área, e hoje em 2021,após a saída de mais uma tropa entre várias outras do passado,eles retornam novamente.
Anônimo disse…
Extremamente preocupante a situação do Afeganistão, interessante o passado do país.
Priscila disse…
Priscila Aparecida Cândido da Silva- 1º ANO A

Eu estou acompanhando pelo televisão a grave situação que o Afeganistão está vivendo e percebo que muitos países estão em guerra por causa da busca de seus próprios interesses, ou seja, querem enriquecer através das riquezas presentes em um país islâmico. O mais triste de tudo é que os afegãos lutaram todos os dias para tirar o exército americano de seus territórios, mas quando finalmente conseguem, diversos outros países querem invadir novamente, e como se diz no texto, essa guerra com os países islâmicos irá durar por muito tempo.
Anônimo disse…
Kailane Andrade dos Santos- 2A

A luta constante dos residentes dos países islâmicos , parece realmente não ter fim …acompanho por reportagens a situação do Afeganistão !! Saber dos fatores históricos de tais guerras apenas me faz refletir mais e ter certa curiosidade pelas raises de todo o caos .
Ótimo texto informativo.
Unknown disse…
Ana Beatriz - 2B
É triste saber que a luta por parte da população islâmica é constante. Tenho acompanhado as noticias sobre a operação contra o Talibã, e é deprimente perceber a regressão nos direitos humanos e sobretudo, no direito das mulheres.
Unknown disse…
Acho interessante a história do Afeganistão,com todos os conflitos e invasões o país esteve em constante luta contra invasores,a paz sempre foi curta.Algo muito comum no oriente médio que se intensifica com a ocupação do talibã no país.
Murilo disse…
Murilo Miquelini Mendes 2º A

É muito interessante o histórico dos povos do Afeganistão em batalhas e confrontos contra outras potências de vários tempos ao longo da historia, a força e resistência dos afegãos juntamente com o domínio dos seus territórios conseguem vencer e sempre manter mesmo que demore, o controle de sua nação
Anônimo disse…
Importante estarmos a par da história, ainda mais atualmente, onde esse tema se encontra em alta
_Antonio Augusto -2B
Unknown disse…
A tenacidade histórica do Afeganistão perante ocupações era desconhecida por mim...Porém, a partir da leitura dessa matéria e da análise dos pretéritos combates, imagino que, realmente, tal persistência possa estender o período de ocorrência dos conflitos contemporâneos em território afegão.
- Iara de Almeida,2°A
Unknown disse…
Estava realizando algumas pesquisas,e percebi a magnitude deste conflito e todas as vertentes que levaram ao momento de agora,como a "Sharia",a guerra civil Afegã em 1978 e etc.Meus sentimentos aos atingidos pelo conflito
-João Antônio 1°C
Este comentário foi removido pelo autor.
Achei interessantíssimo, pois esta matéria me gerou uma maior compreensão sobre o passado do Afeganistão e tudo o que ele já fez historicamente em relação as batalhas que derrubaram outras grandes potencias politicas e econômicas mundiais como a Grécia antiga, e atualmente tirou os EUA de lá, por isso uma frase importante até hoje que pode mudar esse cenário futuramente é: "Um povo que não conhece a própria história tende a repeti-la".
Davi J. G. C. dos Santos 2°B

Postagens mais visitadas deste blog

ENQUETE: IDEAL E REAL

ASTROFOTÓGRAFO: O QUE É?

FUVEST: CANDIDATO/VAGA